A imponente estátua da China
A China é, sem dúvida, um dos países com as maiores riquezas culturais do mundo, também pudera, é um país milenar com grande destaque para a ciência e filosofia, utilizadas por nós até hoje em dia. Além disso, a China é uma país lindíssimo e com um turismo muito bem explorado, com inúmeros pontos turísticos mundialmente famosos, como a Grande Muralha da China, a cidade de Xian e Leshan.
No entanto, há um ponto turístico que muitos brasileiros não conhecem no país e é certamente um lugar curioso para conhecer, a estátua de Mao-Tsé-Tung em Changsha, na região sudeste da China.
Vista do busto de Mao-Tsé-Tung
Mao-Tsé-Tung (morto em 1976) foi um importante líder comunista chinês, que teve participação direta na criação da República Soviética da China e da República Popular da China, onde foi nomeado presidente em ambas das circunstâncias, ou seja, um ícone máximo para os chineses.
Em 2007 iniciou-se a construção de uma enorme estátua do rosto de Mao-Tsé-Tung, na província de Human. Diferente de todas as demais homenagens pelo país, esta faz uma referência ao líder ainda jovem, com apenas 32 anos de idade e com os “cabelos ao vento” reproduzidos em granito.
Vista noturna da estátua. Foto por: Brendan van Son
A obra levou cerca de 2 anos para ser concluída, sendo finalizada em meados de 2009, no entanto, é impressionante como são bem representados os detalhes do rosto de Mao-Tsé-Tung na pedra. Toda a estrutura possui 32 metros de altura, e teve um custo total de aproximadamente US$ 35 milhões de dólares.
Foto com os detalhes do rosto de Mao-Tsé-Tung
Vista noturna da estátua. Foto por: Brendan van Son
Caso tenha alguma viagem planejada para a China, procure visitar esta imponente homenagem a um dos mais importantes líderes do país.
Infelizmente a região de Human não é próxima de grandes cidades, mas se estiver com tempo de sobre pelo país, vale a visita. Se você já visitou a estátua, deixe seu comentário abaixo para que próximos viajantes vejam suas dicas.
Fotos por: Brendan van Son