Lua-de-Mel: Cancún & Playa del Carmen – Parte 5
Para quem está acompanhando nossa Lua-de-Mel em Playa del Carmen aqui pelo nosso site, já viu um pouco sobre os principais passeios que fizemos aqui na Riviera Maya, no México.
Dessa vez vamos falar um pouco mais sobre a cidade de Playa del Carmen e sobre o Hotel The Royal, onde estamos hospedados.
A grande maioria das pessoas que vem para a Riviera Maya costuma ficar hospedado na cidade de Cancún e foi também a nossa primeira opção quando estávamos decidindo o nosso destino de viagem. Pesquisamos muito a respeito, não somente sobre os hotéis, mas também sobre o que teríamos aos arredores do hotel e os passeios também, claro.
Primeiro vamos falar de Cancún. Como disse antes, Cancún é um dos principais destinos dessa região mexicana e com muito mérito. Toda a costa da cidade é belíssima! A cor do mar é de surpreender até quem já conheceu lindíssimas praias mundo afora, afinal, todo o Caribe possui uma das mais belas paisagens de praia do mundo.
Além da sua exuberante beleza natural, Cancún tem outro atrativo, que é o agito dentro de uma cidade “pequena”, com dezenas de shoppings centers, bares, restaurantes e baladas, incluindo o tão famoso CoCoBongo (até hoje um grande atrativo turístico mexicano graças ao filme “O Mascara”).
Ao chegar em Cancún e na Zona Hotelera, é de impressionar a quantidade de hotéis e seus tamanhos, gigantescos! Você chega a se perguntar como é possível tanto hotel desse porte e juntos em uma única região, mas a resposta é simples, Cancún oferece tudo o que se pode imaginar e da melhor forma possível a todo tipo de turista.
Cancún já nasceu com o propósito de ser uma cidade turística, isso em meados de 1970. Com o passar dos anos, a cidade foi se desenvolvendo aos poucos e a cultura mexicana ajudava bastante. As relíquias e monumentos históricos herdados do período Maia, como Chichén Itza, até hoje atraem turistas do mundo todo.
Apesar de ser uma região mais agitada do México, Cancún é excelente também para famílias que procuram curtir o calor mexicano e os hotéis com grande estrutura. Esse é o espírito de Cancún, ótimo acolhedor para qualquer tipo de turista e que procura grande diversidade nas opções de lazer.
Já Playa del Carmen é um destino mexicano pouco conhecido e que nós mesmos só tínhamos ouvido falar, mas não sabíamos dizer nem onde ficava no mapa. Embora seja pouco conhecida por nós, brasileiros, a cidade de Playa del Carmen tem crescido muito nos últimos anos, tudo graças ao turismo muito bem explorado pelo governo mexicano.
Distante cerca de 68km de Cancún (aproximadamente 1 hora de viagem) Playa del Carmen acolhe turistas que desejam conhecer as belezas naturais do México mas que procuram um pouco mais de privacidade e descanso. Em toda a estrada que liga Cancún à Playa del Carmen, existe dezenas de hotéis de luxo pelo caminho. É algo impressionante! Ou seja, se pretende ir pra lá, opções de acomodação não lhe faltam.
A cidade de Playa del Carmen é bem mais calma e pacata que Cancún, sua principal área de movimento é a chamada de 5ª Avenida, que possui inúmeros restaurantes, bares, albergues, baladas e até alguns shoppings com lojas de grandes marcas internacionais. Se quiser comprar algum souvenir mexicano, o lugar é aqui! Aliás, é aqui na 5ª Avenida que fica localizado o CoCoBongo de Playa del Carmen.
5 Avenue Playa del Carmen
Uma curiosidade interessante, para quem gosta de ficar conectado o tempo todo na internet, achamos interessante que na 5ª Avenida é oferecido wi-fi grátis aos visitantes em toda sua extensão, basta baixar um app sugerido por eles e o acesso é liberado, sem cadastros enormes e criação de logins/senhas.
Mas o que é melhor? Cancún ou Playa del Carmen?
É importante deixar claro que nossa intenção ao descrever nossas viagens não é dizer o que é melhor ou não para sua viagem, mas sim dar a nossa percepção e dicas pelo o que nós vivenciamos.
Dito isso, nossa opinião é a seguinte: Se você procura um lugar mais agitado, com bares, festas e maior concentração de pessoas, Cancún faz mais o seu perfil. Como dissemos, é lá que você vai encontrar shoppings, outlets, festas, grandes restaurantes e etc.
Se seu objetivo é curtir a praia, tudo o que o hotel pode oferecer e os passeios arqueológicos próximos, Playa del Carmen é mais adequado. Ao olhar em um mapa, todos os passeios que nós fizemos (Xel-Há, Cobá, Tulum e Cozumel), ficavam mais próximos à Playa del Carmen do que Cancún, com exceção de Chichén Itza que é bem afastada das 2 cidades mas tem mais fácil acesso por Cancún.
Agora que já falamos um pouco sobre Playa del Carmen, vamos falar sobre o hotel que ficamos na cidade, o The Royal.
Como falamos no começo, escolher o hotel para uma data importante como a Lua-de-Mel não é muito fácil. Além de procurar por um hotel em uma boa localização, com qualidade e conforto, é uma data especial e você quer que tudo saia do jeito que você havia pensado, claro. Após a indicação de uma amiga que já havia ficado neste hotel, procuramos mais algumas informações sobre ele e resolvemos fechar.
Assim como os demais hotéis que encontramos em toda a região, a entrada do hotel já chama bastante atenção.
Hotel The Royal Playa del Carmen
Nosso check-in no hotel foi bem tarde, às 00h30 aproximadamente, mas ainda assim fomos muitíssimo bem recebidos pela Paulina, que nos ofereceu champagne e passou todas as informações gerais sobre o hotel. Logo em seguida fomos levados ao nosso quarto, que tinha uma vista incrível pras piscinas do hotel e pro mar caribenho. Para nossa sorte, era o dia da Superlua, que deixava a paisagem mais linda ainda.
Super Lua Hotel The Royal Playa del Carmen
Cama do Hotel The Royal – Playa del Carmen
Além de tudo, por ser hospedagem em Lua-de-Mel (tínhamos uma pulseira preta que nos identificava como recém-casados), todos os dias o nosso quarto era decorado com inúmeras pétalas de rosa. Confesso que não sou muito fã desse tipo de decoração, mas é legal saber que o hotel estava ciente da ocasião e se preocupava com isso todos os dias, é uma atenção especial. E diferente dos hotéis tradicionais, neste nós tínhamos uma camareira exclusiva para o nosso quarto.
O The Royal possui 2 unidades, uma em Playa del Carmen e outra em Cancún, de forma que os hóspedes podem aproveitar os 2 hotéis caso vão conhecer a outra cidade, basta apresentar a pulseira de identificação.
Outro ponto que adoramos no The Royal foi a alimentação oferecida. Tínhamos acesso à todos os restaurantes do hotel (e de mais alguns dos hotéis vizinhos) que eram aproximadamente 8 no total, variando entre comida italiana, oriental, mediterrânea, americana e francesa. Alguns dos restaurantes é preciso fazer reserva com certa antecedência para poder aproveitar, mas isso não foi problema algum. É importante ressaltar que as porções de todos os pratos que comemos era suficiente para a refeição e que sempre contavam com uma entrada e sobremesa no final. Já ouvimos casos de hotéis all-inclusive que as porções eram pequenas e não era possível repetir pratos.
Vejam as fotos de alguns dos pratos que aproveitamos durante nossa estadia.
Jantar Hotel The Royal Playa del Carmen
A gastronomia do The Royal realmente nos surpreendeu. A qualidade das refeições e o cuidado no preparo eram aparentes e até as sobremesas eram deliciosas. Nota 10!
Outro ponto que também nos chamou muita atenção foi a estrutura de todo o Hotel. A localização é um ponto super positivo, afinal fica encostado na 5ª Avenida, sendo possível fazer tudo a pé, inclusive chegar no Ferry (que vai à Cozumel). Outra coisa que foi bastante legal notar é o excelente treinamento que TODOS os funcionários do Hotel possuem para que os hóspedes não tenham nenhum tipo de problema e que, caso tenham, que sejam resolvidos rapidamente.
No nosso 3º dia no The Royal, o Viagens Incríveis ganhou como cortesia do hotel uma massagem relaxante de 45 minutos no SPAzul, que só tínhamos ouvido falar até então.
Antes do início da massagem, fizemos um revezamento entre diferentes saunas com intervalos em banheiras quentes (super-quentes) e banheiras geladas (super-geladas) com o objetivo de relaxar. Após isso tivemos massagens com 2 massagistas locais que fizeram uma das melhores massagens que já recebi na vida. Vale muito a pena, nós adoramos!
Além de toda essa estrutura, o hotel conta com uma agência de turismo (BestDay) que organiza e facilita os passeios para os hóspedes. Isso é realmente muito bom pois você tem certeza de estar fechando com uma agência séria e responsável pelos passeios. No primeiro dia quase fechamos passeios com uma dessas agências de rua. Claro que havia uma grande diferença de preço, mas no fim resolvemos não arriscar, pois qualquer problema com essa agência de rua, não teríamos a quem recorrer em caso de problemas.
Ainda falando sobre a acomodação e conforto no The Royal, o hotel possui espetaculares “camas” na praia, que permitem que os hóspedes fiquem deitados em um colchão na praia. Isso é muito legal e extremamente agradável! Além de ficar nas “camas”, os funcionários passam a todo momento onde você está para saber se pode lhe servir alguma bebida ou drink. Nota 10 também!
Já que estávamos no México, aproveitamos e fomos conhecer Cancún. Alugamos um carro, diretamente pela locadora dentro do Hotel e fomos conhecer Cancún e o The Royal Cancún.
A praia de Cancún em frente ao The Royal, como podem ver nas fotos, possui uma água mais cristalina que a água do nosso hotel em Playa del Carmen (que inclusive tem muitas pedras). A vista do The Royal Cancún é realmente impressionante, quando chegamos lá ficamos espantados, é lindíssimo! Lá conseguimos aproveitar as piscinas, almoçar e ainda fazer snorkel em frente ao hotel.
Certamente podemos dizer que nos hospedar no The Royal – Playa del Carmen foi uma das melhores experiências em hotel que já tivemos e tudo foi muito além das nossas expectativas.
O The Royal está de parabéns, sabe muito bem como acomodar seus hóspedes, principalmente em uma ocasião tão especial como a nossa. Quem sabe um dia não voltamos para conhecer as suítes do The Royal – Cancún.
Se voltarmos, contaremos pra vocês aqui no Viagens Incríveis, claro!