Lua-de-Mel: Xel-Há– Parte 2
Se você tem acompanhado nosso Instagram (@viagensincriveis), provavelmente viu que nós visitamos o Parque Xel-Há nos últimos dias.
Depois de termos conhecido pessoalmente o local, para quem está na Riviera Maya (ou seja, a região de Cancún), o passeio para Xel-Há é simplesmente IMPERDÍVEL e vamos explicar o por quê.
Para começar, Xel-Há significa “entrada de águas” e quando se chega ao Parque já é possível entender o motivo do nome. O Parque consegue unir, de forma quase que perfeita, a água doce do rio com a água salgada do mar caribenho, permitindo que o visitante mergulhe diretamente nestes dois ambientes. Dessa forma parece ser algo simples e bobo, mas não é!
O que mais chama atenção é a possibilidade de interagir neste ambiente e estar totalmente imerso na natureza, para isso a maioria dos visitantes praticam o snorkeling, onde é possível ver uma imensa variedade de peixes (e não são aqueles peixes sem graça) e quase tocá-los. Sem dúvida, uma experiência incrível para quem gosta de estar em meio à natureza.
Além do snorkeling, outra atração que chama muita atenção é o encontro com os golfinhos. Para que os gostam dos animais, o show é realmente um espetáculo, afinal os golfinhos são extremamente inteligentes e ágeis.
Porém, na nossa opinião, também existem os pontos “negativos”. Muitas pessoas vão até o parque somente para poder ter a sua foto beijando o golfinho e pra começar, isso não é muito barato. Para visitar o Xel-Há, pagamos $ 109 (dólares) por pessoa, incluindo o translado saindo diretamente do nosso hotel. Para poder entrar na ‘piscina’ com golfinhos, você precisa pagar separadamente $89 (dólares) também por pessoa. Ok, se é um sonho seu você pode até achar que vale a pena, mas além disso, se você quiser sua foto com o golfinho, você também terá que pagar a parte (você não pode tirar com sua máquina!).
Resumindo, se você quiser realmente uma foto com os golfinhos e interagir com eles, prepare seu bolso, não sairá tão barato e eles não vão facilitar no preço.
Além dos golfinhos, o Parque tem diversos animais para que os visitantes possam tirar fotos, como araras vermelhas e azuis, iguanas e outros pássaros.
Um ponto extremamente positivo em Xel-Há é a organização e infra-estrutura do local, e que sinceramente nos surpreendeu muito. Se você conhece os principais parques temáticos de Orlando, nos Estados Unidos, saiba que o Xel-Há não deve em absolutamente nada, seja na entrada do parque, como nos restaurantes (all-inclusive), nos equipamentos de mergulho, nas informações e na equipe bem treinada do Parque.
Um outro ponto bacana de Xel-Há é que você pode pagar $70 (dólares) na entrada e pedir para os fotógrafos do parque tirarem suas fotos em diversos locais e no final do dia você leva todas as fotos em um pen-drive. Não é muito barato mas certamente você terá algumas fotos bem legais em todo o Parque. Ah, além dos fotógrafos, existem câmeras fotográficas automáticas, você simplesmente passa sua pulseira, com seu código de barras único, nos leitores amarelos espalhados pelo Parque e automaticamente é tirada uma foto.
Sim, funciona perfeitamente!
Se tem algum lado negativo em Xel-Há acredito que seja a superexposição dos animais, tanto os peixes como as aves e golfinhos.
O Parque recebe centenas ou milhares de visitantes diariamente e imagino que o contato tão próximo com esses animais os deixem estressados, por mais que estejam “acostumados”. Quando falamos de um número tão grande de visitantes, é praticamente impossível ter o controle sobre o que cada um deles faz ou deixa de fazer no Parque, mas uma exposição menor desses animais talvez seja uma solução.
Para finalizar, podemos dizer que o Xel-Há é uma excelente opção de passeio na região de Cancún, vale muito a pena e recomendamos muito.
Você já foi pra lá e tem algum comentário?
Deixe seu comentário abaixo para que mais viajantes possam aproveitá-los.