Sabores do Mundo | Itália
Hoje lançamos no Viagens Incríveis uma nova parceria com a empresa Nutra, que oferece consultoria nutricional e postam dicas sobre alimentação no Facebook. Junto com eles, frequentemente teremos posts dedicados a comentar sobre as características de alimentação de algum lugar do mundo. Esperamos que gostem! 😉
A Itália é muito conhecida pela sua arte e cultura, mas as delícias de sua culinária também são uma marca registrada desse país. Pertencente à região do mediterrâneo, a Itália faz parte dos países que ficaram famosos pela “dieta do mediterrâneo”. Esta dieta ganhou tanta fama depois de alguns estudos mostrarem que os alimentos consumidos nestes países poderiam auxiliar na prevenção de algumas doenças, como as relacionadas ao coração.
Todo mundo já ouviu falar das famosas massas italianas. E são realmente maravilhosas! Possuem uma enorme variedade de molhos, recheios e ingredientes típicos, tornando totalmente possível você passar a viagem toda sem repetir um prato!
E isso é o interessante, provar os diversos sabores que este local pode te oferecer.
Um detalhe é que muitos italianos utilizam no seu dia-a-dia massas integrais, diferente daqui no Brasil que a maioria possui o hábito de comprar as massas feitas com farinhas refinadas. A diferença? É que os alimentos integrais possuem mais fibras e fazem com que a nossa absorção ocorra de maneira mais lenta, sendo mais saudável.
Uma curiosidade dos italianos é que, principalmente nos meses mais quentes (e lá também faz muito calor), eles preferem comer algumas coisas mais leves no almoço, como saladas e panini (sanduíches). Os italianos dizem que preferem estas opções por serem mais leves e não deixarem pesados após o almoço. Assim, podem continuar o dia sem aquela moleza pós almoço.
Na maioria dos restaurantes você consegue encontrar uma grande variedade de saladas, algumas acompanham atum, outras a mozzarela de búfala, além de folhas, tomates e outros legumes.
Já os sanduíches você encontra em baguetes ou ciabattas com recheios bem variados, com queijos, frango, presunto crú. Enfim, uma variedade de sabores que pode agradar aos mais diferentes gostos.
Vale a pena provar uma dessas delícias na hora do almoço!
Outra característica muito interessante da culinária italiana é o uso de orgânicos, pois lá é comum utilizar este tipo de alimento e, quando eles não são orgânicos, devem ser identificados! Muito diferente do Brasil, pois aqui este tipo de alimentos tem um custo muito alto e poucas pessoas tem acesso (infelizmente). E para quem não sabe direito o que são os alimentos orgânicos, são alimentos que não utilizam agrotóxicos ou qualquer outro produto que possa causar danos aos consumidores e ao meio ambiente, além de serem mais saudáveis, são mais saborosos.
Além disso, um movimento que tem tudo a ver com o uso de orgânicos e que já é bem forte na Itália é o Slow Food. Aqui no Brasil ele começa a aparecer, mas ainda está bem no início. Alguns dos pontos interessantes do Slow Food são a promoção de iniciativas para o desenvolvimento de formas ambientalmente amigáveis da agricultura, preservação da identidade histórica e cultural do local e proteção à biodiversidade. Ou seja, um movimento que tem o objetivo de valorizar a culinária local, o uso de seus alimentos de maneira que sejam mais saudáveis e saborosos, além de fortalecer pequeno produtores.
Interessante, não é?
Quem tiver a oportunidade de conhecer a Itália, aproveite para conhecer as curiosidades de sua culinária.
Você não vai se arrepender!
Texto escrito por: Karina Mercaldi Carlucci | Nutra Consultoria Nutricional
Fotos por: Mattia Valerio | Lili Capaccetti | Wahid Safati | Svetlana Olshanskaya