Como viajar melhor?
Hoje, mesmo com a facilidade de encontrar informações na internet, muitas pessoas ainda se perguntam como se organizar para fazer sua primeira viagem internacional. O que até faz sentido, nem tudo o que se lê na internet é muito confiável.
Na verdade não existe uma única regra a ser seguida, mas vamos listar (resumidamente) algumas das coisas que acreditamos que podem lhe ajudar para a próxima viagem. Se quiserem complementar, fiquem à vontade para escrever nos comentários.
Antes de tudo, verifique com antecedência o status do seu voo, isto é, se ele está confirmado ou cancelado (sim, por incrível que pareça, acontece de um voo ser cancelado e você não ser comunicado pela companhia aérea).
Se tudo estiver ok, planeje bem a saída da sua casa e chegada ao aeroporto. O ideal é chegar no aeroporto com aproximadamente 3 (três) horas de antecedência para voos internacionais e lembre-se, jamais subestime o trânsito, principalmente se você for voar de Guarulhos (GRU).
Ah, e não se esqueça de checar todos os itens antes de sair de casa, como passaporte, documentos e dinheiro ($) – Em breve faremos um post sobre quais as melhores maneiras de levar dinheiro para o exterior.
Já no aeroporto, faça o check-in e despache suas malas assim que possível. Parece clichê falar isso, mas tome muito cuidado com suas bagagens. Diariamente acontecem furtos nos aeroportos do Brasil e do mundo, nunca deixe suas malas sozinhas, os furtos acontecem quando você está distraído.
Muitos viajantes, preocupados em esquecer de levar algo, acabam levando tudo e nas malas de mão ainda por cima. Viajar longas horas de avião realmente não é muito confortável, mas acredite, você só precisará do básico nessas horas de voo. Esqueça casacos pesados, por mais frio que esteja dentro do avião, eles te oferecem uma manta (classe econômica também) para que não sinta tanto frio.
Levar livros, revistas, iPad, iPod e derivados é uma excelente ideia, principalmente para os que não conseguem dormir bem no avião. Qualquer tipo de entretenimento será bem útil a 11.000 metros de altura. Uma boa ideia é levar uma mochila e colocar os itens dentro e para não se esquecer onde guardou cada item, tente guardar os itens sempre no mesmo lugar.
Apesar de parecer absurdo, extravio de bagagem realmente acontece e é mais comum do que se pensa. Portanto, sempre que for viajar, coloque uma muda de roupa na sua mochila, somente coisas básicas, elas vão te ajudar muito se sua mala extraviar.
Devido aos acidentes aéreos que ocorreram nas últimas décadas, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) determinou alguns limites para itens na bagagem de mão, sendo eles:
- Armas
- Objetos Pontiagudos ou Cortantes
- Instrumentos de Pontas Arredondadas
- Substâncias Explosivas ou Inflamáveis
- Substâncias Químicas e Tóxicas
- Líquidos em frascos de mais de 100ml (shampoo, cremes, água, etc)
Isso é levado muito a sério e caso você tenha algum desses itens na sua bagagem de mão, eles jogarão no lixo, sem conversa. Remédios controlados devem estar com uma prescrição para comprovação do uso.
Evite levar cintos, sapatos ou sapatilhas, correntes e acessórios em geral. Lembre-se, quanto mais coisas você levar, mais chances você tem de perdê-las. E outra, caso você tenha alguma escala ou conexão, é possível que você tenha que correr para não perder o outro voo.
Resumidamente este é um pequeno post de dicas gerais para quem nunca fez um voo internacional antes. Mas já adiantamos à vocês, o melhor jeito de aprender alguma coisa, é fazendo e errando. Portanto, sempre que for viajar, tenha atenção, refaça todas as checagens básicas (quantas vezes forem necessárias) e boa viagem!
Em breve vamos fazer um post sobre qual é a melhor forma de levar dinheiro para o exterior. Usar cartão de crédito? Levar tudo em espécie? Sacar dinheiro lá? Vamos ajudá-los com todas essas dúvidas.
Caso tenham alguma dica para acrescentar, por favor, fiquem à vontade para deixar o comentário abaixo. A contribuição de vocês é fundamental.