Lua-de-Mel: Cozumel – Parte 4
Após alguns dias na Riviera Maya, no México e conhecer Xel-Há, Tulum e Cobá, fomos atrás de uma das melhores ilhas caribenhas, chamada Cozumel.
Provavelmente você já deve ter ouvido falar, mas para quem não conhece, Cozumel é uma pequena ilha bem próxima à Playa del Carmen (onde estamos hospedados). Para ter acesso à ilha, é necessário um ferry que também sai de Playa del Carmen, portanto, se você estiver em Cancún, você precisará se locomover até Playa del Carmen e assim pegar o ferry até lá.
Falando um pouco mais sobre a história de Cozumel, a ilha era um santuário Maia até a chegada, ou invasão, dos espanhóis em 1.500, que dominaram toda a região e acabaram aumentando sua população com o nascimento de mestiços ao longo dos anos. O santuário fazia reverência à Ixchel, a Deusa Maia da fertilidade.
Além disso, nessa época, a ilha de Cozumel era um importante porto comercial para recebimento de produtos, no entanto, com o passar dos anos acabou perdendo importância para outros pontos mexicanos de maior importância.
Desde os anos de 1960 Cozumel tem tido outro reconhecimento mundial, como o de um dos melhores destinos para mergulho do mundo. Quem alertou a todos sobre isso foi o oceanógrafo francês Jacques Cousteau, um dos mais importantes mergulhadores e estudiosos desse ramo no mundo. Desde então o México vem aproveitando isso para incentivar o turismo no local e nós, claro, não podíamos perder essa oportunidade.
Neste dia acordamos bem cedo para aproveitar o máximo possível na ilha. O nosso hotel, The Royal, fica bem próximo ao ferry, então fomos a pé até lá (15 minutos de caminhada pela areia da praia). Tem ferry a cada hora cheia do dia, mas chegue com uns 20 minutos de antecedência para garantir seus tickets.
Nessa hora é importante ser firme e não aceitar qualquer oferta que vão lhe oferecer! Vão tentar te alugar carro, scooter, hotel, snorkel, TUDO na fila pro ferry e sempre alegando ser mais barato fechar com eles do que na própria ilha. Preferimos não arriscar e fechar tudo assim que chegássemos em Cozumel, por mais que fosse um pouco mais caro.
Existem 2 empresas que fazem o trajeto de ferry para Cozumel, saindo de Playa del Carmen. Optamos pela UltraMar pois já havíamos recebido indicações de que seria a melhor delas, mas sinceramente a empresa concorrente parece bem semelhante. A tarifa de ida-volta de Playa del Carmen – Cozumel é de $26 (dólares) por pessoa. Preço bastante justo pelo o que você vai aproveitar na ilha.
Ao chegar na ilha você é abordado por inúmeros mexicanos tentando te vender algum passeio ou aluguel de carro (novamente). Sejam firmes novamente e avaliem todas as propostas, não vale a pena fechar no primeiro que te oferecer algo. E sempre, sempre, chore por um desconto!
Uma das principais coisas que queríamos fazer em Cozumel era alugar um carro e conhecer toda a ilha. Como disse no começo, a ilha é pequena e é possível fazer todo o seu contorno em aproximadamente 1h10 (sem parar).
Apesar de termos várias opções de locadoras de carro para escolher, incluindo a Avis, optamos por uma que oferecia aluguel de Fusca conversível com um preço melhor e fechamos com eles. É importante ressaltar que os carros que essas empresas alugam, não possuem fiscalização alguma! Certamente se algum órgão verificasse as condições de alguns veículos, a empresa fecharia na hora.
O Fusca que alugamos nos custou $120 (dólares) por todo o dia e estava completamente destruído, mas essa era a graça do passeio e era bem o que pretendíamos! Queríamos curtir a ilha de Cozumel no melhor estilo mexicano e não exatamente no mais confortável e seguro. Bom, se você não curte esse tipo de passeio, não se preocupe, as locadoras possuem carros mais novos e até com ar-condicionado para locação também.
Como disse, o nosso lindo Fusca vermelho estava bem velho e destruído. Ou seja, nosso cinto de segurança praticamente não existia, o freio do carro estava 85% gasto (usamos um toco de madeira como “freio-de-mão”), engatar algumas marchas era tarefa complicada, o velocímetro estava quebrado, ar-condicionado nem pensar e o volume de combustível variava a cada 10 minutos. Mesmo assim o passeio foi INCRÍVEL! Dirigir um Fusca na ilha de Cozumel com esse visual maravilhoso era uma das melhores coisas que podíamos ter. Acredito que andar com um carro com ar-condicionado lá não tem a mesma graça (a não ser que você esteja com crianças).
O passeio inteiro pela estrada da ilha tem cerca de 55km e é uma estrada bastante razoável com dezenas de pontos de parada para fotos, mergulhar e até mesmo comer alguns lanches. Como chegamos cedo a ilha, conseguimos aproveitar bastante as paradas e tirar bastantes fotos de toda a ilha e Jacques Cousteau estava certo, o lugar é maravilhoso!
O nosso primeiro ponto de parada foi o Parque Chankanaab (vejam o mapa abaixo), que oferece estrutura para snorkel, mergulho com cilindros, 3 restaurantes e até mesmo o mergulho com golfinhos.
A primeira coisa que fizemos foi o snorkeling, que eu particularmente gosto muito de fazer, ainda mais quando é um local como este! A sensação que se tem ao mergulhar em Cozumel é que você está em um imenso aquário, com centenas de peixes nadando com você e sem se importar com sua presença. Para quem gosta de mergulhar, aqui vai uma informação valiosa, a visibilidade chega a até 40 metros!
Diferente de Xel-Há, Cozumel é uma ilha e com isso a concentração de pessoas em um mesmo local é bem menor que Xel-Há, o que faz com que o snorkeling seja bem mais proveitoso.
Só para terem uma noção de custo, dentro do Chankanaab nós pagamos $15 (dólares) por pessoa no aluguel do equipamento de snorkeling, que consiste em: máscara + pés de pato + snorkel + colete (opcional).
Depois de 3 horas seguidas de snorkeling sob o intenso sol caribenho, partimos com o nosso Fusca para conhecer o restante da ilha e ficamos impressionados com a beleza do lugar. Cozumel é, sem dúvida, um dos lugares mais bonitos do Caribe e do mundo.
Para aproveitar bem o dia em Cozumel, nós levamos praticamente o dia todo, retornando à Playa del Carmen no último ferry, das 19h00. Fique atento para não perder o último ferry, caso contrário se prepare para passar a noite em algum hotel de Cozumel.
Reforçamos que para aproveitar melhor o dia na ilha, além de chegar cedo, faça diversas paradas nos pontos da estrada de Cozumel. Há muitos pontos bacanas para fotos e para mergulho. Aproveitem o máximo que puderem da ilha, ela é linda e fantástica!
Você já foi pra Cozumel ou está pretendendo ir?
Deixe um comentário que nós tentaremos te ajudar ou algum outro viajante pode auxiliar também.
As dicas sempre poderão ajudar os próximos viajantes!