Sabores do Mundo | Nova York
A primeira coisa que vem em mente quando pensamos em Nova York são os fast foods, certo? Provavelmente você disse sim, afinal, isso sempre é o que imaginamos quando pensamos nos Estados Unidos.
No entanto, por ser uma cidade com uma grande variedade de culturas, povos, gostos e hábitos, isso se reflete nos alimentos e restaurantes disponíveis na cidade e, de fato, Nova York é uma cidade em que é possível encontrar de tudo um pouco, existe culinária de diversos países espalhados pela cidade.
É possível ver restaurantes de diferentes países em uma mesma rua andando pela Ilha de Manhattan, como por exemoplo; mexicanos, chineses, italianos, franceses, turcos, sírios, marroquinhos, persas e outras nacionalidades que você nunca pensou em experimentar uma comida típica, enfim, existe uma variedade deixaria esta lista enorme e que certamente torna a viagem por Nova York ainda mais interessante.
Além de ter a oportunidade de provar a culinária de muitos países, a cidade de Nova York hoje tem uma característica que destoa da nossa percepção padrão dos Estados Unidos quando falamos em alimentação. De alguns anos pra cá, houve um grande aumento em opções de alimentos saudáveis e orgânicos na cidade.
A cidade tem sua feira orgânica chamada Union Square Greenmarket há tempos e que fica próxima à estação Union Square todas as segundas, quartas, sextas e sábados, no entanto, percebemos este movimento na cidade toda, com restaurantes e estabelecimentos ressaltando que seus produtos são orgânicos e saudáveis.
Foto da Revista The New York Times
A cidade que antes praticamente só possuía Junk Foods (expressão usada para alimentos com muita caloria e poucos nutrientes), hoje está repleta de opções bacanas para você continuar se alimentando bem durante a viagem ou, quem sabe, para você conhecer um pouco mais este tipo de alimentação e incluir em sua rotina quando voltar.
Bom, uma boa alternativa para almoço entre os passeios é a rede de saladas Chop’t Creative Salad Company, que você encontra em diversos pontos da cidade. Nela você escolhe entre saladas montadas pela rede ou pode criar a sua própria receita, o funcionamento é similar ao de algumas redes que temos visto aqui no Brasil recentemente, como a Seletti, por exemplo.
Foto de divulgação de um evento vegetariano na cidade de Nova York
Entre as boas opções encontramos o Eataly, díficil de descrever, pode ser um mercado, um restaurante, uma pizzaria, um café, enfim, tudo isso você encontra lá. Pode escolher seu prato e comer por lá ou comprar ingredientes para fazer sua refeição em casa. Lá também é possível encontrar opções de saladas, sanduíches, massas e pizzas à moda italiana. O endereço do Eataly é: 200 5th Avenue, New York, NY
Não tivemos a oportunidade de conhecer, mas existem outras opções interessantes (que vamos querer experimentar em uma próxima oportunidade) como o Green Tomato (295 7aAvenida, esquina com a W 27th Street, 212/352-9174),que oferece uma opções de saladas, wraps e sanduíches para levar para casa ou para o hotel (no caso dos viajantes) e o Foragers Table (233 8a Avenida, 212/243-8888, foragerscitygrocer.com), que utiliza ingredientes trazidos de fazendas orgânicas. Além disso, existe uma rede de mercearias já bem conhecida, o Whole Foods Market, que oferece uma grande variedade de produtos incluindo orgânicos e naturais e está presente em várias cidades (até no Reino Unido e no Canadá). Vale a pena conferir (www.wholefoodsmarket.com).
Se vocês conhecem outras opções de comida saudável em Nova York, não deixe de nos contar pelos comentários!
Com certeza elas entrarão na nossa listinha de lugares para conhecer numa próxima viagem!
😉